quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sons (tudo sobre os sons)


pagina 40
OS SONS E A MÚSICA
vivemos cercados de sons ao nosso redor combina se uma infinidade de sons produzidos pela natureza ou pelas pessoas. alguns são agradaveis, surpreendentes outros são desagradaveis irritantes entretanto a maior parte dels é importante pois permite na orientar nos comunicar nos divertir desde que a infância os sons dos objetos e brinquedos e a voz de nossos pais e das pessoas proximas  chamam a nossa atenção reagimos movendo a cabeça sorrindo agindo ou imitindo sons. na faze de crescimento aprendemos a distinguir as sonoridades que nos redelam e a compreender oque elas querem dizer. aprendemos também a compreender e produzir sons que nsão utilizados para determinado fimcomo os da voz que servem para falarmos e comunicarmo nos ou alguns sons do nosso corpo que nos permitem  expressar o que sentimos. por exemplo aplaudir ao final de um representação teatral ou assobiar para manifestar o nosso desagrado e sem nenhuma duvida usamos os sons para fazer música mas como são produzidos? como podemos identificalos? sempre os percebemos da mesma maneira? todos os sons servem para fazer musica?
ESCUTAR E DESCOBRIR SONS
durante o dia e a noite uma infinidade de sons é produzida estes sons fazem parte de nosso ambiente embora todos sejam captados por nossos ouvidos nem sempre os percebemos da mesma maneira algumas vezes simplesmente  ouvimos outras escutamos
mas também podemos compreender sua estrutura sua forma seu sentido tudo depende de nosso interesse e de nosso conhecimento.
ouvir é perceber os sons que chegam aos nossos ouvidos um murmurio longínquo conhecido ou corriqueiro pode ser ouvido com indiferença também é possivel estar com o radio ligado enquanto estudamos é não concentramos nas noticias tramitidas por isso muitos sons que ouvimos passam despercebidos em outras ocasiões os sons chamam a nossa atenção e embora não estejamos atentos a eles produzem uma sensação fízica em nos um som desagradavel ou ex-

pagina 41 CONTINUAÇÃO
-tremamente forte pode motivar a reação de repulsa um som agradavel produz uma sensação de calma e conforto ou seja os sons provocam reações diferenciadas.
escutar é prestar atenção é estar interessado naquilo que está soando por exemplo a pessoa que entende ao choro de uma criança o passageiro que ouve o ônibos aproximarse ou a pessoa que escuta sua música predileta no radio. escutar é ser capaz de ir alem do simples ouvir e captar o sentido do sons essa forma de audição é a que o especialista usa para distinguir e estudar os sons ou a música como o adinador que compara a altura do som que as diferentes cordas de um piano produzem ou canico que procura as causas de um ruido estranho no motor de um carro ou ouvinte que sabe quando se repete um tema ao escutar uma sinfonia quanto maior conhecimento de sons e de música maior  será a nossa compreensão.

 pagina 49
PROPRIEDADES DO SOM
cada som possui quatro propriedades ou parametros que nosso ouvido pode dentifica: altura, intensidade,duração ou timbre.
para compreendelas podemos pensar em um exemplo podemos pensar em um exemplo cotidiano ao passar pela rua escutar varios sons ao mesmo tempo : carros radios gente falando... com os ouvidos distinguimos imediatamente por exemplo entre o som agudo da voz de uma criançae o som grave da voz de um homem(altura) entre o barulho do tráfego e o som dorte das buzinas (intensidade) entre as buzinas que produzem sons curtos e longos (duração) notamos também se a melodia que escutamos no radio é tocada por um violão ou por uma guitarra (timbre).
ALTURA
a altura é a propriedade do som por meio da qual podemos distiguir se ele é agudo,medio ou grave quanto maior for a frequencia
de uma onda sonora mais agudo é o som logo isto é determinado pelo número de vibrações  que definem cada uma das notar músicais : dó ré mi fá sol lá sim assim a velosidade da onda sonora determina a altura do som por isso cada nota tem sua propria frequencia.

pagina 50 CONTINUAÇÃO
se tocarmos nas cordas do violão podemos observar e escutar as vibrações os seres humanos captam os sons graves e agudos em uma determinada faixa de vibração (20 a 20.000 HZ) fora desse limite não ouve os sons no entanto muitos animais podem ouvir sosn que as pessoas não podem ouvir os morcegos golfinhos felinos e os caninos por exemplo podem ouvir os sons muito agudos que para nos passam despercebidos (os infrassons) e as baleis e bovinos e elefantes os muito graves (os infrassons) no pentagrama tradicional quanto mais para cima estiverem as notas mais augas serão.
INTENSIDADE
a intensidade é a força de som isto é a intensidade é a propriedade do som que´o caracteriza como muito fraco moderado e forte (ou muito forte) é semelhante ao que habitualmente chamamos volume uma sucessão de sons que vai do mais suave ao forte pode dar a sensação de algo  que vai cresendouma sucessãode sons no sentido inverso pode dar a sensação contraria algo que vai diminuindo a intensidade do som isto é a força com que as ondas sonoras empurram o ar é medida emdecibéis (dB)o ouvido humano pode captar 325 dB de intensidade na sonora o som mais fracoque pode ser ouvido precisa ter cerca de 10 db como é o caso do som produzido pelas folhas das arvores quando há uma brisa suave a partir de 140 dB aparece o chamado limite da dor o som é dificilmente suportavel pelo ouvido e pode causar lesões do sisstema auditivo Obs: a intensidade do som é depende da distancia que estamos da fonte sonora

pagina 51 CONTINUAÇÃO
no pentagrama tradicional existe simbolos para sinalisar as mudanças de intensidade (< intensidade crescente), (> intensidade decrescente) ('pp= pianissimo"= muito suave),("p=piano"= pouca intensidade), etc.
CUIDADO COM O NIVEL SONORO
algumas pessoas parecem não se incomodar de ouvir música com o volume forte ou com o som que o vizinho produz perfurado a parede de sua casa com furadeira  eletrica no entando se queremos cuidar de nossa audição precisamos trer preucaução pois quando o som ultrapassa de 85 dB começa a ser prejudicial para o ouvido humano passar muito tempo exposto a sons muito intensos pode também provocar  alteração permanentes no ouvido isto é dores e até perda da audiçãoportanto devemos nos proteger evitando escutar música muito forte ou ficar em lugares barulhentos por outro lado se quisermos também contribuir para a diminuição da puluição sonora do ambiente em que vivemos precisamos ficar atentos para não provocar excessde barulho os equipamentos para escutar música também podem prejudicar o sistema auditivo  segundo os especialistas depois de passar suas horas escutando muisica em um 'discman' i-pod mp3 etc a um nivel sonoro de 85 dB seria necesspario descansar os ouvidos durante duas horas para se recuperar da fadiga provocada por este exesso de ruido.

pagina 52
DURAÇÃO
a duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos isto é se o som é curto medio ou longo a duração dos sons depende do tempo de vibração do objeto que os podruz alguns sons tem  urna ressonancia curta isto é continuam soando por um breve período de tempo até se extinguirem como os sons dos tambores outros tem uma ressonancia longa como os sons dos sinos. há sons continuados que dizer que se mantem de maneira continua e outras que se mantem no tempo de maneira não continua no pentagrama tradicional a duração das notas e das pausas tem simbolos especificos essas durações dependem dos números que aparecem no inicio da partitura do desenho e cor das notas.
TIMBRE
timbre é a propriedade do som que permite distinguir a fonte sonora que o produz a voz de cada pessoas tem um trimbre peculiar tão individual quanto as impresões digitais pois podemos reconhecer a pessoa que está falando sem vê lá o mesmo acontece com a diferentes instrumentos musicais em muitas ocasiões nos perguntamos qual é o instrumento que está tocando uma música no radio ou em um CD será um violão ou um cavaquinho?
para indentifica los é preciso conhecer e já ter escutado esses intrumentos caso contrario não podemos determinar exatamente de que intrumentose trata embora de percussão. os instrumentos musicais podem ser classificados em 5 grandes grupos  idiofones, membranofones cordofones aerofones e eeletrofones.

pagina 53 CONTINUAÇÃO
 exemplo de caracteristicas de timbres sonoros: suave,agudo/grave rouco estridente (agudo+forte) vibrante e claro limpo temido recular/irregular ruidoso forte/fraco longo/curto obscuro abafado sibilante pulsante repetitivo vivo majestoso pesado/leve seco/fluido engraçado assustador irritante e brilhante...